terça-feira, 9 de agosto de 2016

Jean Piaget (1896 - 1980) - 120 anos do nascimento


Jean William Fritz Piaget nasceu em Neuchâtel a 9 de agosto de 1896 e destacou-se investigador na área da epistomologia, tendo elaborado diversos estudos no âmbito da psicologia.
Aos dez anos publicou um artigo cientifico, uma descrição de um pardal albino que tinha observado num parque local. Entre os onze anos e os quinze anos, Piaget trabalhou, depois como assistente do diretor do Museu de História Natural, tornando-se num especialista em moluscos e outros assuntos da Zoologia. quando tinha quinze anos foi-lhe oferecido o cargo de conservador da secção de moluscos do Museu de Genebra. Recebeu o seu diploma da Universidade de Neuchatel aos dezoito anos e o seu Doutoramento em Ciências Naturais três anos mais tarde
Depois de fazer o seu doutoramento Piaget procurou receber formação em psicologia e, assim, deixou a Suíça para estudar e adquirir experiência em diversos laboratórios, clínicas e universidades europeias.
Piaget escreveu um enorme número de livros e artigos sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. Acreditava que o desenvolvimento intelectual era uma continuação direta do desenvolvimento biológico inato.
Tal como o nome de Freud se tornou sinónimo do crescimento emocional, Piaget tornou-se conhecido como o mais destacado especialista do desenvolvimento cognitivo em Psicologia.
Jean Piaget faleceu em Genebra a 16 de setembro de 1980 com 85 anos.

Retirado de:
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (2000). Psicologia educacional uma abordagem desenvolvimentalista. Amadora: Editora Mcgraw-Hill de Portugal, LDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural