sexta-feira, 6 de junho de 2014

D. José I (300 anos do nascimento)

D. José I
Nasceu a 06 de Junho de 1714 em Lisboa, de nome completo José Francisco António Inácio Norberto Agostinho de Bragança, cognominado "O Reformador", devido às reformas que empreendeu no seu reinado.
O reinado de D. José I é sobretudo marcado pelas políticas do seu primeiro ministro, o Marquês de Pombal, que reorganizou as leis, a economia e a sociedade portuguesa transformando Portugal num pais mais moderno.
Todo o reinado de José para além do evento do Terramoto de 1755, que destruiu grande parte da capital portuguesa e outras cidades de Portugal (sendo por isso proceder à sua reconstrução) foi caracterizado pela criação de instituições, sobretudo no campo económico e educativo, de forma a adaptar o país à nova realidade internacional. Funda-se a Real Junta do Comércio, o Erário Régio, a Real Mesa da Censória, reforma-se o ensino superior, cria-se o ensino secundário (Colégio dos Nobres, Aula do Comércio) e o primário (Mestres Régios), reorganiza-se o exército. No que concerne à política externa, D. José I  conservou a neutralidade adoptada por seu pai. Saliente-se ainda o corte de relações com a Santa Sé por mais de 10 anos.
D. José I faleceu a 24 de fevereiro de 1777 e atualmente encontra-se sepultado no Panteão dos Braganças no Mosteiro de S. Vicente de Fora em Lisboa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural