quarta-feira, 22 de junho de 2016

Aimé-Adrien Taunay (1803 - 1828)


Aimé-Adrien Taunay nasceu em Paris em 1803 e destacou-se no Brasil como pintor e desenhista no século XIX.
Era filho de Nicolas-Antoine Taunay, membro da Missão Artística Francesa, e chegou ao Rio de Janeiro ainda adolescente, acompanhando seu pai, que foi também seu professor.
Em 1818 foi contratado pelo naturalista Louis-Claude de Saulces de Freycinet para ser o ilustrador em sua viagem de circum navegação a bordo da corveta Uranie que durou dois anos e enfrentou um naufrágio nas ilhas Malvinas. 
No ano de 1825 foi contratado para integrar a Expedição Langsdorff, substituindo Rugendas que se desentendera com o Barão Langsdorff. A empreitada foi repleta de conflitos internos e outros desastres, e acabou por cobrar a vida do artista, tragado pela correnteza do rio Guaporé quando tentava atravessá-lo a nado, em janeiro de 1828.
Deixou preciosa documentação visual dos territórios por onde passou, mas além do simples retrato da paisagem preocupou-se em incluir elementos que registrassem aspectos sócio-culturais, como os habitantes do local e seus costumes, inserindo-o na corrente dos artistas românticos do século XIX.
Taunay faleceu a 5 de janeiro de 1828 no Rio Guaporé, Mato Grosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural