quarta-feira, 1 de março de 2017

Ruy de Carvalho


Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvalho, nasceu em Lisboa a 1 de março de 1927 e destacou-se como ator.
Iniciou-se no teatro, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça O Jogo para o Natal de Cristo, com encenação de Ribeirinho. Estreou-se profissionalmente, em 1947, no Teatro Nacional (Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro), na comédia Rapazes de Hoje, de Roger Ferdinand. No cinema, estreou-se em 1951 e na televisão em 1957.
Ruy de Carvalho recebeu Prémios de Imprensa para o Teatro; Prémios de Imprensa para o cinema; Prémios da Crítica Especializada; em 1998, é galardoado com o Globo de Ouro para a Personalidade do ano; foi galardoado com o Prémio Luís de Camões da Universidade Lusíada, o Prémio Byssainha da Fundação Byssaia Barreto; em 1999, é galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Actor.
Em termos de condecorações em 1990 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural; em 1993 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; em 1998 com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada; em 2010 é elevado a Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada; em 2012 foi elevado a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Outras mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...